Os desafios do Home Office face à pandemia.

Aquilo que em outras épocas era privilégio de poucos, tornou-se essencial para a manutenção do distanciamento social, redução do número de infectados pelo novo CORONAVÍRUS e por manter a economia funcionando, mesmo que em condições precárias.

É imperativo salientar que o Home Office, em alguns casos, possibilita a redução de custos para as empresas que aplicam essa modalidade de trabalho em sua estrutura organizacional, proporcionando uma “sensação de liberdade” para o colaborador que, no conforto de seu lar, executa todas as suas atividades laborais.

No entanto, nota-se que na prática isso não acontece!

É certo que, tanto as empresas privadas, com seus empregados, e os órgãos públicos, acompanhados de seus servidores, não estão em um nível de maturidade operacional e tecnológica necessária para trabalhar remotamente e obter os mesmos resultados que seriam alcançados trabalhando de forma presencial.

Para o empregador, o grande desafio da virtualização é conseguir utilizar a tecnologia adequada, unida a uma metodologia laboral adaptada e, uma sistemática apropriada para mensurar as atividades realizadas e compará-las com as que deveriam ter sido executadas, de forma a estabelecer metas e registrar eletronicamente tudo aquilo que está sendo produzido.

Por outro lado, um dos grandes desafios do empregado é conseguir “dividir e distinguir” o horário destinado à execução do trabalho daqueles momentos que deveriam ser reservados ao seu descansando e/ou para a realização de suas atividades de lazer.

Sendo assim, “trabalhador virtual” deverá estabelecer uma rotina rígida de horários e afazeres, se esforçando sempre para “apartar sua atividade laboral da pessoal, evitando stress e o desconforto causados pela desorganização”.

Isto posto, conforme já observado em outros momentos na história da humanidade, a sociedade conseguirá se adaptar moldando comportamentos, quebrando paradigmas, mudando culturas e evoluindo tecnologicamente.

O mundo não para, o ser humano é resiliente, a terra sempre permanecerá girando e novos desafios estão sempre por vir.

 

 

Ronny Wdson possui formação jurídica e contábil, sendo especialista em Tecnologia, Segurança da Informação, Direito Previdenciário e Compliance. Atualmente é membro integrante da empresa MAISPREVI Assessoria e Consultoria, atuando na área de desenvolvimento de sistemas sob medida para órgãos públicos e na implantação dos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais-LGPD. E-mail: ronnywdson@gmail.com

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *